Apresentação - Projetos de Ensino
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA, em atenção à qualidade e qualificação dos cursos de Graduação, apresenta o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino), visando um processo de ensino-aprendizagem que prime pela investigação e/ou intervenção, que apoiarão as atividades de ensino nos cursos de Graduação da UFES.
Dentro do Pró-Ensino, a Prograd possui o Projeto de Ensino e o Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA).
O Projeto de Ensino surgiu da necessidade de uma ação institucional, que visasse ao acompanhamento acadêmico dos estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e a criação de meios para reduzir a retenção, o desligamento e a evasão nos cursos de graduação da Ufes.
É composto por atividades em que estão envolvidos professores, técnicos- administrativos e estudantes, favorecendo o pertencimento ao curso e à universidade. Busca ultrapassar a visão de ensino baseada na transmissão de conhecimento, provocando a participação de estudantes e professores e estimulando a experienciação de novas formas de ensinar e aprender. O Projeto de Ensino tem como objetivos gerais:
- a) intervir diretamente no problema da retenção, do desligamento e/ou da evasão nos cursos de graduação presencial e a distância da Ufes;
- b) desencadear um processo de inovação na prática pedagógica, propiciando uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem e indicando meios para sua reformulação e desenvolvimento;
- c) promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e Plano de Integração Curricular (PIC), nos termos da Resolução e demais normativas da Prograd;
- d) prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas;
- e) desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c e d.
- Em termos específicos, tem como finalidades:
- a) estabelecer projetos de investigação e intervenção nos cursos com alta taxa de retenção e/ou evasão;
- b) estabelecer projetos específicos de inovação pedagógica que possam ser referência para os diferentes cursos de graduação;
- c) estimular o intercâmbio de estudantes e professores/as dos diferentes cursos de graduação no que tange às práticas multidisciplinares no âmbito institucional;
- d) produzir material didático-pedagógico de apoio às disciplinas dos cursos de graduação com problemas de retenção e evasão e/ou desligamento;
- e) desenvolver recursos e metodologias para o ensino e a aprendizagem;
- f) oferecer atividades que componham o PAE em consonância com as necessidades apontadas pelo(s) Colegiado(s) de Graduação envolvido(s);
- g) desenvolver projetos para atender aos estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c, d, e, f.
Procedimento(s) para as coordenações
O Edital de submissão das propostas do Projeto de Ensino é divulgado anualmente na primeira quinzena de novembro, com o período de inscrição se estendendo até o final de dezembro, conforme normas estabelecidas no próprio documento.
Após análise prévia dos pré-requisitos básicos do edital, as propostas são encaminhadas para a Comissão de Análise e Seleção de Projetos (CASEP). Somente serão aprovadas as propostas que atenderem aos objetivos dos cursos, disciplinas e estudantes de graduação e que alcançarem nota mínima de 70 (setenta) pontos.
Uma vez aprovados, as coordenações recebem orientações sobre a publicação e divulgação dos editais para a seleção de bolsistas, seguindo o calendário estabelecido no edital de submissão. Após aprovação do número de bolsistas para atender ao projeto, as coordenações devem encaminhar os editais e as listas de classificados para a Coordenação de Apoio Acadêmico (CAA/Prograd).
Procedimento(s) para os(as) bolsistas
Os Editais de seleção de bolsistas do Projeto de Ensino são divulgados e publicados via e-mail institucional. Eles também podem ser consultados nas Secretarias Unificadas, Colegiados, Departamentos e Centros. Cabe aos(as) candidatos(as) realizarem as inscrições conforme as orientações de cada edital.
Após a seleção, os(as) candidatos(as) aprovados(as) devem seguir os seguintes passos para efetivar o cadastro:
- Acessar o link https://www.sistemasweb.ufes.br/prograd/pib/.
- Navegar até a seção "Projetos cadastrados" e selecionar PROJETO DE ENSINO + o ano de vigência.
- Atualizar os dados bancários no Portal do Aluno.
- Preencher e assinar o formulário de inclusão de pessoas selecionadas, que é disponibilizado anualmente no site da Prograd, no link https://permanecer.ufes.br/proensino/.
Para serem elegíveis à seleção, os(as) candidatos(as) devem ser estudantes dos cursos de graduação da UFES e estar matriculados em, no mínimo, 180 horas-aula. Este é um requisito básico e não exclui a necessidade de atender a outras exigências estabelecidas no edital de cada Projeto de Ensino.
Procedimento(s) para participar das atividades do Projeto de Ensino como estudante monitorado(a)
- Todos os anos a Prograd envia via e-mail institucional um resumo dos Projetos de Ensino que estão disponíveis para auxiliar os(as) discentes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
- Todos os Projetos de Ensino podem ser consultados no link https://permanecer.ufes.br/proensino, clicar no ano vigente.
- Os(as) bolsistas divulgam os materiais didáticos produzidos nos Projetos de Ensino em sala de aula ao longo do ano.
- Os(as) professores(as) divulgam os Projetos de Ensino e incentivam a utilização dos materiais didáticos e participação nas outras atividades ao longo do ano, quando houver.
- A participação discente é voluntária e não faz jus ao pagamento de bolsas, uma vez que o objetivo é ajudar os(as) discentes com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano.
Normativa(s) vigente(s)
- Resolução nº 35/2017, de 14 de agosto de 2017, do Conselho Universitário - CUn;
- Resolução nº 08/2013, de 13 de março de 2013, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE;
- Portaria Normativa nº 131, de 27 de novembro de 2023, da Reitora;
- Edital anual.
Informações adicionais
- O Projeto de Ensino é um projeto voltado para os cursos e estudantes de graduação da Ufes.
- O Projeto de Ensino pode realizar várias atividades, no entanto, a atividade principal é a produção de materiais tais como: jogos, listas de exercícios comentadas, mapas mentais e conceituais, minicursos, apostilas, livros, vídeos, podcast entres outros.
- Cada projeto possui um edital específico para seleção de bolsista.
- Os certificados são emitidos ao final do PE para todos(as) os(as) envolvidos(as): bolsistas, voluntários(as), participantes, palestrantes, colaboradores(as) e coordenação.
- As coordenações devem enviar o Relatório Final do Projeto de Ensino, após o término do projeto, conforme prazo estabelecido pela CAA/Prograd e informado por e-mail.
- É fundamental estar ciente que a Resolução nº 35/2017 do Conselho Universitário (CUn) e a Portaria Normativa nº 131/2023 proíbem o acúmulo de bolsas pagas pelo governo federal.
Contatos
- daa.progra [at] ufes.br
- +55 (27) 4009 2411
- +55 (27) 4009 2913