Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)


Concede bolsas a estudantes de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos estimulam, a inserção orientada e supervisionada dos(as) estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica, para que realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação. A articulação teórico-prática, o ensino, a pesquisa e a extensão são eixos estruturantes deste programa de formação docente.

O programa, por meio da Portaria 90/2024 da Capes, estabelece como objetivos:

a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
b) contribuir para a valorização do magistério;
c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
e) incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Na Ufes, o Pibid também tem como objetivos:

a) Contribuir para a formação teórico-prática de licenciandos e para o aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da Ufes;
b) Fortalecer a integração entre a Ufes e a educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes;
c) Promover ações formativas sobre a identidade profissional docente e temáticas emergentes, tais como: o direito à educação; o compromisso social e valorização dos profissionais da educação; a gestão democrática do ensino público; práticas sociais e cidadania; respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero e; educação em direitos humanos;
d) Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública, com participação em processos de reflexão crítica e experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares;
e) Praticar a pesquisa colaborativa e a extensão, considerando o estudo crítico do contexto educacional e a relação com as escolas-campo.

O Projeto Institucional do PIBID tem uma Coordenação Institucional, uma Coordenação de Gestão de Processos Educacionais e é  composto de 01 (um) ou mais subprojetos, organizados em Núcleos de Iniciação à Docência (NID), sendo cada Núcleo composto por 1 (um) Coordenador de Área, 03 (três) supervisores e 24 (vinte e quatro) Bolsistas de Iniciação à Docência. No Projeto Institucional aprovado pela Capes em 2024 e implementado no mês de dezembro, estabelecemos 20 subprojetos: 5 interdisciplinares, 3 correspondentes ao PIBID equidade [1] (no nosso caso: Educação do Campo; Educação Bilíngue de Surdos e Educação Indígena) e outros 12 contemplando as diversas áreas do conhecimento das licenciaturas (presencial e Ead) da universidade. No total foram instituídos 27 núcleos de iniciação à docência, 49 instituições de educação básica e liberadas 648 bolsas para a Ufes,  atualmente, 619 bolsas foram preenchidas (dado pesquisado em 30/6/2025 no SIE INTEGRADO DE BOLSAS).

Todos os participantes do programa recebem bolsa mensal, concedida pela Capes, correspondente à função que desempenham. O docente coordenador institucional recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 2100,00, os coordenadores de área e de Gestão de Processos Educacionais recebem R$ 2.000,00, os docentes supervisores R$ 1.100,00 e os discentes R$ 700,00.

Procedimento(s) para seleção de bolsistas

Conforme Portaria CAPES 90/2024:

Art. 46. São requisitos mínimos para participação e recebimento de bolsa de iniciação à docência:
I - estar regularmente matriculado em curso de licenciatura participante do Subprojeto da IES responsável pelo Projeto Institucional;
II - ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
III - possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
IV - possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do PIBID, conforme carga horária mensal estabelecida em edital.


 

Acesso à informação
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