Apresentação - Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA)
A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA, em atenção à qualidade e qualificação dos cursos de Graduação, apresenta o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino), visando um processo de ensino-aprendizagem que prime pela investigação e/ou intervenção, que apoiarão as atividades de ensino nos cursos de Graduação da UFES.
Dentro do Pró-Ensino, a Prograd possui o Projeto de Ensino e o Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA).
O PIAA propõe a criação de atividades que propiciem uma melhor inserção do estudante no ambiente acadêmico, o acompanhamento de seu desempenho durante o curso e a preparação de sua passagem para a vida profissional. É integrado por atividades que pretendem envolver professores, técnicos-administrativos e estudantes, favorecendo o pertencimento ao curso e à universidade. O PIAA tem como objetivos:
- a) apoiar projetos de ensino;
- b) fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais;
- c) promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e Plano de Integração Curricular (PIC), nos termos da Resolução nº 68/2017 e demais normativas da Prograd;
- d) estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem;
- e) criar facilitadores da transição do(a) estudante da vida acadêmica para o mundo do trabalho;
- f) contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento;
- g) produzir e socializar informações que subsidiem a avaliação do Projeto Pedagógico Institucional;
- h) atualizar e monitorar o banco de dados de ingressantes e egressos;
- i) contribuir com a promoção de ações de acompanhamento psicossocial aos(as) estudantes;
- j) favorecer a relação de pertencimento do(a) estudante ao curso e à Universidade;
- k) identificar, orientar e acolher o(a) estudante que solicita trancamento de curso e/ou desligamento;
- l) prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas;
- m) desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l.