Apresentação


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Os grandes desafios das universidades públicas nacionais estão relacionados com o acesso, à permanência dos estudantes no ensino superior e à conclusão dos cursos com sucesso. Há um contingente expressivo de estudantes que rompe o vínculo com a instituição para a qual foi aprovado para realizar um curso superior sem concluí-lo. Para proporcionar a permanência, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2030) indica os eixos organizadores da política de ensino na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Desse modo, o PDI 2021-2030 tem como eixo o investimento no acesso e na permanência dos alunos na Ufes, por meio de ações humanizadas de ensino-aprendizagem e de acolhimento dos estudantes durante o curso. Além desses dois aspectos (acesso e permanência) que nortearão a política de ensino, o documento se refere à valorização e melhoria da qualificação docente e dos profissionais que atuam na gestão dos cursos de graduação. Nesse sentido, ao definir esses eixos, o PDI 2021-2030 levou em conta o indicado na produção acadêmica sobre a necessidade de as instituições de ensino superior criarem ações de acompanhamento, acolhimento e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem e de gestão dos cursos que contribuam para que os estudantes concluam o ensino superior com sucesso.

Nesse contexto, o programa Permanecer e Concluir foi criado, no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Ufes, com a participação das Câmaras Locais de Graduação, para responder a esses desafios, integrando ações existentes e, também, novas experiências formadas no âmbito do Centros de Ensino, das coordenações e Colegiados dos cursos de graduação e, também, por docentes e discentes.

Objetivo geral:

Ampliar a política de acesso, permanência e conclusão pelos estudantes dos cursos de graduação na Universidade Federal do Espírito Santo por meio de ações construídas com a participação da Prograd, dos Colegiados, das direções dos Centros de Ensino, coordenações de cursos, docentes e discentes.

Objetivos específicos:

  1. acompanhar, semestralmente, as taxas de evasão, retenção e reprovação dos cursos participantes deste programa;
  2. criar, com a participação das direções dos Centros de Ensino, dos Colegiados dos cursos, dos docentes e estudantes, alternativas que proporcionem o acesso, a permanência e a conclusão nos cursos participantes;
  3. desenvolver processos formativos voltados para as necessidades pedagógicas de docentes dos cursos que possuem altas taxas de trancamentos, reprovação e evasão;
  4. realizar apoio acadêmico aos estudantes, por meio de projetos de acolhimento e integração dos discentes, especialmente ingressantes;
  5. envolver os estudantes, inclusive os egressos em ações pedagógicas, visando contribuir para a permanência e conclusão dos discentes de graduação;
  6. buscar junto aos órgãos competentes meios para a criação de espaços de estudos e convivência entre os estudantes nos Centros de Ensino;
  7. desenvolver estudos que permitam compreender as razões de altos índices de reprovação em disciplinas.

 

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