Apresentação - Projetos de Ensino


A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA, em atenção à qualidade e qualificação dos cursos de Graduação, apresenta o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino), visando um processo de ensino-aprendizagem que prime pela investigação e/ou intervenção, que apoiarão as atividades de ensino nos cursos de Graduação da UFES. 

Dentro do Pró-Ensino, a Prograd possui o Projeto de Ensino e o Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA).

O Projeto de Ensino surgiu da necessidade de uma ação institucional, que visasse ao acompanhamento acadêmico dos estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e a criação de meios para reduzir a retenção, o desligamento e a evasão nos cursos de graduação da Ufes.

É composto por atividades em que estão envolvidos professores, técnicos- administrativos e estudantes, favorecendo o pertencimento ao curso e à universidade. Busca ultrapassar a visão de ensino baseada na transmissão de conhecimento, provocando a participação de estudantes e professores e estimulando a experienciação de novas formas de ensinar e aprender. O Projeto de Ensino tem como objetivos gerais:

  • a) intervir diretamente no problema da retenção, do desligamento e/ou da evasão nos cursos de graduação presencial e a distância da Ufes; 
  • b) desencadear um processo de inovação na prática pedagógica, propiciando uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem e indicando meios para sua reformulação e desenvolvimento;
  • c) promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e Plano de Integração Curricular (PIC), nos termos da Resolução e demais normativas da Prograd;
  • d) prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas;
  • e) desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c e d.
  • Em termos específicos, tem como finalidades:
  • a) estabelecer projetos de investigação e intervenção nos cursos com alta taxa de retenção e/ou evasão; 
  • b) estabelecer projetos específicos de inovação pedagógica que possam ser referência para os diferentes cursos de graduação;
  • c) estimular o intercâmbio de estudantes e professores/as dos diferentes cursos de graduação no que tange às práticas multidisciplinares no âmbito institucional;
  • d) produzir material didático-pedagógico de apoio às disciplinas dos cursos de graduação com problemas de retenção e evasão e/ou desligamento;
  • e) desenvolver recursos e metodologias para o ensino e a aprendizagem; 
  • f) oferecer atividades que componham o PAE em consonância com as necessidades apontadas pelo(s) Colegiado(s) de Graduação envolvido(s);
  • g) desenvolver projetos para atender aos estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c, d, e, f.

 

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